Envelhecimento
Envelhecer significa acumular diversas experiência em nível pessoal e celular. Estas experimentações vão moldando a nós mesmos e também à nossas células – individualmente. Perdoem a repetição de idéias, mas é fundamental que evite interpretações errôneas.
Os acúmulos de vivências gera somatório de modificações no DNA das células e estas perdem a capacidade de manter suas funções primordiais em pleno funcionamento. Esta é a teoria sobre o envelhecimento mais aceita atualmente, e é complementada por alguns achados de biologia molecular que dão algumas dicas que a evolução gerou padrões "período de vida" para cada espécie.
Cada espécie estaria naturalmente limitada pelo acúmulo de erros ao longo do tempo a um ponto que a maquinária molecular já se tornaria insuficiente para a manutenção do corpo.
Por sermos seres complexos, seres sociais, cuja existência é maior do que a soma de nossas células, o envelhecimento também gera mudanças na psique, na modalidade de interpretar a própria vida.
Consideramos como início do envelhecimento quando uma pessoa começa o processo de acúmulo de perda de funções. Isso geralmente é visível a partir dos sessenta anos, e genericamente consideramos esta fase como envelhecimento humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário